A resposta de materiais fotográficos aos raios X tornou-se uma das medidas mais importantes no radiodiagnóstico por influenciar diretamente na qualidade das imagens produzidas e também na dose de radiação recebida pelo paciente.
Tradicionalmente pode-se realizar dois testes: sensitometria: tempo escalonado e sensitometria de intensidade escalonada, este último bem documentado no artigo em que Porta e Krauspenhar descrevem um "Sensitômetro de raios X para avaliação de combinações tela-filme utilizadas em radiologia diagnóstica", publicado na Revista Brasileira de Física Médica em 2009 e disponível gratuitamente neste link.
Olá Paulo!
ResponderExcluirParabéns pelo POST e indicação do artigo.
Gostaria de acrescentar um método simples que pode ser utilizado utilizando a intensidade do pixel, quando calibrado o sistema. Com a era digital a análise através do densitômetro acredito que torne-se obsoleta e nem sempre há esse equipamento disponível nos hospitais pelo Brasil.
Um trabalho simples elaborado no HC de Ribeirão Preto e apresentado na JPR em 2010 na seção de física-controles de qualidade, TEMAS LIVRES, PD.17.001 http://www.spr.org.br/jpr2010_trabalhos/ possa ser útil e reproduzido nas instituições.
Abraços e mais uma vez parabéns,
Tadeu Kubo
Muito obrigado pela sugestão!
ExcluirAbraços!